sábado, 17 de julho de 2021

Livro objeto do 6.º E

No passado dia 31 de maio, a turma do 6.º E da Escola Básica e Secundária deslocou-se à Biblioteca da Quinta das Índias para apresentar e ofertar a esta biblioteca um livro objeto, pensado e construído no âmbito das disciplinas de Português e Educação Visual, em trabalho interdisciplinar. Este livro, denominado "Inventalia vale tudo nesta parafernália”, como se pode ver nas imagens, foi construído em formato de harmónio e guardado numa caixa. É composto por diversos contos fantasiosos, escritos e ilustrados pelos alunos, imaginando animais fantásticos que resultariam do cruzamento de dois outros animais. Por exemplo a Joamomba que é o resultado do cruzamento de uma joaninha com uma pomba, ou "o Gavato [...] animal muito curioso que resultou da junção de um gato com uma vaca". Escusado será dizer que estes animais têm caraterísticas muito especiais derivadas das caraterísticas dos seus "progenitores". Vários alun@s do 6.º E, alguns deles ex-alunos desta nossa escola, leram os seus contos à turma 4.º B que representou a Escola da Quinta das Índias e ofereceram recordações aos assistentes.


(clique na foto para ver as restantes)

sexta-feira, 16 de julho de 2021

Concurso "Palavra letra-a-letra"

Nos dias 5 e 6 de julho decorreu na Escola, ainda integrado no Mês da Leitura, o concurso "Palavra letra-a-letra". Tratou-se de um concurso em que 10 alunos de cada turma do mesmo ano curricular vieram tentar soletrar palavras apropriadas para o seu nível de escolaridade. Estas palavras e a ordem pela qual os alunos se apresentaram foram sorteadas aleatoriamente com recurso à aplicação Wordofnames. Em cada ano curricular foi encontrado um/uma vencedor/vencedora. Foi muito interessante verificar o empenho e a concentração demonstrada pela maioria dos participantes, revelando a importância do conhecimento das letras que formam cada palavra de modo a poder escrever sem erros.
Eis algumas fotos do evento:

 




"Sem papas na língua"

Ainda integrado no Mês da Leitura, realizou-se nos dias 6 e 8 o concurso "Sem papas na língua" com a participação das turmas do 2.º e do 4.º ano. Não foi possível realizar as sessões destinadas ao 1.º e ao 3.º ano uma vez que uma das turmas destes dois anos curriculares se encontra em confinamento neste final de ano letivo. Desta forma, foi decidido realizar essas sessões do início do próximo ano letivo. Estas sessões finais do concurso "Sem papas na língua" - concurso de leitura em voz alta, por um aluno de cada turma para as duas turmas presentes - é o corolário de um processo iniciado nas respetivas respetivas turmas. Inicialmente os alunos fazem a leitura em voz alta na sua própria turma e é a votação dos pares e do/a docente que escolhe o representante à final. Ambos os alunos leem o mesmo texto e a decisão é tomada pelos docentes presentes, ouvindo a opinião da plateia.