quarta-feira, 30 de março de 2022

Bico-de-Pena

 

Nos dias 23 e 24 de março, as turmas do 2.º ano foram ao Museu do Neo-Realismo, em Vila franca de Xira,  participar na atividade Bico-de-Pena, a qual consistiu na produção de uma caricatura.

Inspirados em algumas obras de Rafael Bordalo Pinheiro, pioneiro no género em Portugal, e através do qual satirizou diversas personalidades, as crianças desenharam caricaturas, utilizando canetas de aparo e penas, uma das várias técnicas usadas pelo autor.

Despertos para a temática, e querendo saber mais sobre o autor, pesquisaram aspetos da sua vida e obra com a colaboração da família.





sexta-feira, 25 de março de 2022

Dia Mundial da Poesia

 

Como não podia deixar de ser,  o Dia Mundial da Poesia foi assinalado na nossa biblioteca. A leitura e a escrita de poemas, com recurso a técnicas de escrita lúdica e expressiva, fizeram parte das propostas, em que alunos deram asas à imaginação e expressão.

Pelos cafés do bairro, escutou-se poesia, lida pelos mais novos, e no dia  25 de março, a turma do 3.º B teve o prazer de participar no  Poemário Neorrealista, workshop promovido pelo Museu do Neo-Realismo com o objetivo de despertar e incentivar os mais novos para a poesia, criando um diário composto por poemas e ilustrações de autores neorrealistas, ou que com este movimento se cruzaram.








terça-feira, 15 de março de 2022

Semana da Ciência





 

De 7 a 11 de março, a leitura da biografia dos cientistas Stephem Hawkings, Ada Lovelace, Marie Curie e Vera Rubin, da coleção Os meus pequenos Heróis, complementaram a Semana da Ciência, iniciativa que contou com a participação de docentes do segundo e terceiro ciclos .

As crianças do JI, do 1.º e do 2º anos realizaram uma atividade relacionada com o ciclo da água e os alunos do 3.º e 4.º anos vizualizaram preparações  no microscópio. 





sábado, 5 de março de 2022

Hora do Conto: O Carnaval dos Animais

 

“O Carnaval dos Animais”, de José Antonio Abad Varela, editora Kalandraka, foi a obra escolhida para a Hora do Conto que teve lugar de 21 de fevereiro a 3 de março.

Nesta atividade, a leitura em voz alta, ora dos alunos, ora das professoras titular ou bibliotecária, foi acompanhada pela visualização e audição de la Camerata y la Orquesta Piccolo de laEscuela de las Artes Teatro del Lago, que interpretaram uma das mais reconhecidas obras compostas pelo francês Camille Saint-Saëns  - “O carnaval dos animais” -, célebre suíte de 14 andamentos, ou pela soberba representação do Teatro de Marionetes de Sofia (Sofia Puppet Theater), dirigida por Nikolina Georgieva.

A narrativa, que recria o ambiente solene da celebração do aniversário do rei da selva, o Leão, e descreve a chegada dos convidados, num panorama de biodiversidade, aliada às excelentes interpretações, foi uma atividade do agrado de todos.