terça-feira, 16 de novembro de 2021

Leituras centenárias

 

«E se as histórias para crianças passassem a ser de leitura obrigatória para os adultos? Seriam eles capazes de aprender realmente o que há tanto tempo têm andado a ensinar?», questiona José Saramago, Prémio Nobel da Literatura em 1998, em  “A maior Flor do Mundo”, uma das cinco obras que escreveu para crianças.

A maior flor do mundo é uma magnífica história para crianças, mas, antes de tudo, é um legítimo Saramago. Transformando-se em personagem, o autor conta-nos que uma vez teve uma ideia para um livro infantil, inventou uma história sobre um menino que faz nascer a maior flor do mundo. Não se julgava capaz de escrever para crianças, mas chegou a imaginar que, se tivesse as qualidades necessárias para colocar a ideia no papel, ela resultaria verdadeiramente extraordinária: “seria a mais linda de todas as que se escreveram desde o tempo dos contos de fadas e princesas encantadas…”.

O Diretor do Agrupamento de Escolas, Dr. Nuno Santos, presenteou os alunos do 4.º ano com a leitura desta obra. Da iniciativa, constou também a visualização da curta-metragem de animação do livro “A Maior Flor do Mundo”, de Juan Pablo Etcheverry e música de Emílio Aragón. 

Em sala de aula, as crianças deram asas à imaginação e criaram a Maior Flor do Mundo. Também foram disponibilizados alguns exercícios de compreensão leitora.







Sem comentários:

Enviar um comentário